O que fazer nas Tempestades (Salmo 32)

Quando falamos de tempestade, logo nos vem a lembrança de muita chuva, nuvens escuras, ventania, trovões, raios, enchentes.

Mas existe outra forma de ver tempestades. Aquelas que ocorrem dentro de nos, dentro do nosso intimo, de nossa mente. Essas tempestades podem ser causadas por problemas financeiros, problemas na família, medos, traumas do passado, preconceitos, enfermidades, dor e sofrimento.

Na verdade  existem dois tipos de tempestade pelas quais podemos passar. O primeiro tipo inclui as tempestades que chegam de repente. O outro tipo é daquelas tempestades que são causadas por nós mesmos. O Salmo 32 vai nos falar desse segundo tipo: as tempestades que nos acontecem porque são provocadas por nós.

Neste Salmo, o rei Davi procura mostrar o que devemos aprender quando as tempestades que causamos ocorrem em nossas vidas:

  • Não desanimar: “Felizes aqueles a quem o Senhor já não acusa de pecado, cujo espirito foi limpo do engano” – verso 2.
  • Evitar amarguras, pois isso pode provocar enfermidades ainda maiores: “Houve tempo em que me calei, não quis reconhecer  que era pecador; a minha falta de honestidade tornou-me infeliz  e encheu-me os dias de decepção” – verso 3.
  • Buscar a presença do Senhor, com suplicas, e confessar o que vai a nosso coração, o que existe de errado e de pecado: “Depois desta experiência posso afirmar que todo aquele que crê deve confessar os seus pecados a DEUS, pois ELE e o lugar em que me escondo; ELE me livra no meio das angustias” – versos 6 e 7.
  • Seguir em frente, restaurado: “Os que confiam no Senhor são permanentemente rodeados pelo Seu amor” – verso 10.

O Salmo declara, ainda, que as tempestades são temporárias e que, com suas lições, devem nos tornar humildes e dependentes do Senhor. Essa dependência deve ser total e completa.

Para aqueles que ainda continuam sem aprender e vivem em tempestades cada vez maiores vem uma solene e dramática advertência: “Não seja como o cavalo ou a mula, que não tem entendimento”. Palavras duras que vindas da parte do Senhor comparam aquele que não quer aprender a uma mula. Ou seja, um jegue, um jumento…

Dureza, não? Pois é. Mas é a Palavra do Senhor. Que ELE, pelo Seu Espirito, abra o seu entendimento e dirija você a este cântico no final do Salmo: “Encham-se de alegria aqueles que se abrigam com a Sua Justiça; cantem de alegria aqueles que se conduzem com retidão” – verso 11.

About these ads

6 Comentários

  1. ESTELA CAROLINA

     /  27 agosto, 2010

    Eu estava precisando justamente dessas palavras, caiu como uma luva, O meu Deus é o Deus do impossivel, o meu Deus é o mais poderoso.
    Obrigada Senhor por tudo que estou passando, pois eu sei que se estou passando é por que mereci e porque o senhor me dar forças para supera-los.

    • Pr. Ezequias Costa

       /  12 abril, 2011

      Amada, às vezes não é que merecemos, mas o Senhor PERMITE as tempestades para nosso crescimento, tanto material quanto espiritual. Veja no blog os estudos sobre o livro de JÓ. Abração.

  2. Jean

     /  3 dezembro, 2010

    Sabe, em meio a tempestade acaba acontecendo tudo o que o Rei Davi adverte em seu salmo, digo isso por tudo que venho passando. Não vou negar, é muito dificil conseguir passar por tal tempestade seguindo tudo o que Davi ensinou, pois somos humanos, falhos. Mas assim como a águia que ao ver a tempestade ela voa por cima e se não der pra voar por cima ela passa no meio da tempestade até sair do outro lado, devemos ser, crentes fieis a Deus, dando graças por tudo que Ele nos fez, pois so pelo fato deu estar com vida para escrever esta mensagem já é uma grande vitoria.
    Verdadeiramente, entrei neste site pois digitei no google a palavra tempestade buscando uma foto e entrei neste site atravéz da foto no topo, eu precisava ler o que li não esperava encontrar o que encontrei. Agradeço a Deus pela mensagem postada no site e agradeço também aos moderadores do site por ter colocado, talvez você acabaram de contribuir com o crescimento espiritual de uma vida.
    Obrigado

    • Pr. Ezequias Costa

       /  12 abril, 2011

      Prezado Jean que o Espírito Santo de nosso DEUS continue a dirigir a sua vida com bençãos sobrenaturais. Abração.

  3. pr weverson

     /  27 novembro, 2011

    a graça do Santo Espirito que esteja sobre sua vida,com grandes vitorias.

  4. pastora sheila

     /  27 novembro, 2011

    “A fé em Deus nos faz crer no incrível, ver o invisível e realizar o impossível.”

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 534 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: