CONSOLO PARA OS DEPRIMIDOS

depressaoCONSOLO PARA OS DEPRIMIDOS

“Entreguem a DEUS todas as suas preocupações, pois ELE cuida de vocês.” 1Pedro 5.7

É comum as pessoas ficarem deprimidas quando sentem prolongada ansiedade, medo, pesar ou outras emoções negativas. A causa dessa profunda tristeza pode ser a morte de um parente, o divórcio, a perda do emprego ou uma doença persistente.

As pessoas também ficam deprimidas quando desenvolvem sentimentos de inutilidade, quando acham que são um fracasso ou quando decepcionam as outras pessoas. Uma situação estressante pode devastar qualquer um. Mas quando desenvolvemos sentimentos de desesperança e não conseguimos ver uma saída da situação, o resultado pode ser uma depressão profunda.

A Bíblia nos traz exemplos de pessoas que tiveram sentimentos similares. Jó, por exemplo, afligido por doenças e infortúnios pessoais, achou que DEUS o abandonara e chegou a expressar aversão pela vida: “Estou cansado de viver. Vou me desabafar e falar da amargura que tenho no coração.” Jô 10.1

Outro que também passou por grande angústia foi o Patriarca Jacó, por causa da suposta morte de seu filho, José. Recusou consolo e quis morrer: “Todos os seus filhos e filhas tentaram consolá-lo, mas ele não quis ser consolado e disse: ‘Vou ficar de luto por causa de meu filho, José, até que eu vá me encontrar com ele no mundo além.” Gênesis 37.35.

O rei Davi, sentindo- se culpado por um adultério e o atentado contra o marido da mulher com quem adulterara, lamentou: “Estou muito abatido e encurvado e choro o dia todo. Estou muito doente, queimando de febre. Sinto-me profundamente abatido e desanimado; o meu coração está aflito e eu fico gemendo de dor.” Salmo 38 6-8.

No Novo Testamento, um auxiliar do Apóstolo Paulo, chamado Epafrodito ficou deprimido porque seus irmãos na fé ouviram que ele havia adoecido. Ele havia sido enviado a Roma com provisões para o Apóstolo e pensava que seus irmãos na igreja de Filipos o consideravam um fracasso. Escreve assim o apóstolo Paulo: “De fato, Epafrodito esteve doente e quase morreu. Mas DEUS, em sua misericórdia, o curou… Por isso, vou mandá-lo de volta e vocês o recebam com toda a alegria, como se recebe um irmão no Senhor. Respeitem pessoas como ele.” Filipenses 2.27-29

É verdade que pode ser difícil para a pessoa profundamente deprimida, e que se sente esmagada por suas fraquezas e limitações, acreditar que DEUS a tem em tão alta conta. Talvez pense que não mereça o amor e o cuidado de DEUS…

Nosso amoroso Pai celestial enxerga além de nossos erros e pecados. Ele conhece as circunstâncias, toda a nossa vida, nossas intenções e motivações. O fato de nos sentirmos aflitos e aborrecidos conosco mesmos é uma prova de que não queremos mais pecar.

A ajuda que os deprimidos mais necessitam é se achegarem em oração sincera ao DEUS misericordioso, e aceitarem o convite de lançarem sobre ELE todo esse fardo de pecados e desejos inúteis, pois ELE pode realmente reavivar o coração daqueles que estão sendo destruídos por essa tristeza profunda… Por meio da súplica e oração sinceras é possível achegar a DEUS, por Jesus Cristo, e desfrutar a paz de DEUS que ultrapassa qualquer pensamento.

“Louvado seja nosso DEUS, pois ELE dia a dia leva as nossas cargas! DEUS é a nossa Salvação. O nosso DEUS é o DEUS que salva; ELE é o Senhor, o Senhor nosso, que nos livra da morte.” Salmo 68, versos 19 e 20

Pr. Ezequias Costa
Email: pr.ezequias@terra.com.br
Site: https://pastorezequias.com/
Face: Ezequias Costa

Anúncios
Post seguinte
Os comentários estão desativados.
%d blogueiros gostam disto: