MULHERES NO MINISTÉRIO PASTORAL

mulheres

MULHERES NO MINISTÉRIO PASTORAL

“ELE mesmo deu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres.” Efésios 4.11

Este versículo alista os dons de ministério, ou seja, líderes espirituais dotados de dons que o próprio Senhor Jesus deu à Igreja. O apóstolo Paulo declara que o Senhor Jesus deu esses dons para preparar o povo de DEUS ao trabalho cristão e para o crescimento e desenvolvimento espiritual do corpo de Cristo, a Igreja, segundo o plano do próprio DEUS.

Assim, pastores são as pessoas que dirigem a congregação local e cuidam das suas necessidades espirituais. No Novo Testamento, também são chamados de presbíteros e bispos ou supervisores. ( 1 Timóteo 3.1 e Tito 1.7)

As tarefas do pastor são cuidar da sã doutrina, refutar as heresias, ensinar a Palavra de DEUS e exercer a direção da Igreja local. Devem ser exemplo de pureza e da sã doutrina; devem esforçar-se no sentido de que todos os crentes permaneçam debaixo da Graça divina.

A tarefa desses líderes está descrita em Atos 20.28-31: salvaguardar a verdade apostólica e o rebanho de DEUS contra as falsas doutrinas e os falsos mestres que surgem dentro e fora da Igreja. Pastores são ministros que cuidam do rebanho, cujo modelo é o próprio Senhor Jesus, O BOM PASTOR.

No Novo Testamento vemos igrejas sendo dirigidas por um grupo de pastores (Atos 20.28, Filipenses 1.1.). Esses líderes eram escolhidos não por política mas segundo a sabedoria do Espírito Santo concedida à Igreja para examinar as qualificações ESPIRITUAIS dos candidatos.

Vemos assim que os líderes com o dom de pastor são essenciais ao propósito de DEUS para Sua Igreja. Se uma igreja deixar de selecionar líderes piedosos e fiéis não será pastoreada conforme a mente do Espírito Santo. – 1 Timóteo 3.1-7. Será uma igreja vulnerável às forças destrutivas do inimigo, Satanás., Haverá, então, distorção da Palavra de DEUS e os padrões do evangelho serão abandonados.

Por outro lado, se esses líderes forem piedosos, os crentes serão alimentados com a Palavra da fé e da sã doutrina e também disciplinados conforme o propósito da Piedade –
1. Timóteo 4. 6- 7

E tudo isso nada tem a ver com o sexo ou gênero. Se ser pastor é um dom e quem distribui os dons é o próprio Senhor Jesus, como então impedir o Senhor da Igreja de distribuir esse dom conforme ELE quer?

Pr. Ezequias Costa
Email: pr.ezequias@terra.com.br
Site: https://pastorezequias.com/
Face: Ezequias Costa
Linkedin: Pastor Ezequias Costa

Anúncios
Os comentários estão desativados.
%d blogueiros gostam disto: