2 CORÍNTIOS – ESTUDO 1 – GRAÇA E PAZ

graça e pazgraça e paz 2graça e paz 3
2 CORÍNTIOS – ESTUDO 1 – GRAÇA E PAZ

“Paulo, apóstolo de CRISTO JESUS pela vontade de DEUS, e o irmão Timóteo, à igreja de DEUS que está em CORINTO, com todos os santos de toda a Acáia: a vocês, graça e paz da parte de DEUS nosso Pai e do Senhor JESUS CRISTO.” 2 Coríntios 1. 1 e 2.

Esta é a segunda carta que o apóstolo Paulo envia à igreja dos coríntios. A cidade de Corinto ficava ao sul da Grécia, na província romana da Acáia. Corinto era, e é até hoje, um porto de mar bastante movimentado.

O apóstolo abre sua carta seguindo o modelo usado naquela época. Ele combina o cumprimento grego Charis, que significa Graça, com o cumprimento hebreu Shalom, que se traduz por Paz. O apóstolo procura dar um tom cristão à carta: Graça e Paz.

Graça descreve o favor imerecido de um superior para um inferior. Dessa forma, descreve aquilo que DEUS deu ao ser humano na criação e na salvação, e lembra ainda que devemos nossa vida à graciosa generosidade de DEUS.

Paz fala daquilo que deve nos caracterizar. Nada falta e tudo está em seu devido lugar. Paz é a sensação completa de bem estar; o oposto disso é preocupação ou ansiedade. O Senhor JESUS nos ensina assim: “Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber, nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa?” Mateus 6.25

Em nosso mundo de hoje, de incessantes e variadas reclamações, como precisamos da Graça de DEUS…. Em nosso mundo de hoje, de muitas e grandes ansiedades, precisamos da diária experiência de Sua Paz…

Temos nessa carta títulos para os santos. Santos é uma outra expressão que se refere ao povo de DEUS e significa “aqueles que foram separados para adorar e servir ao Senhor.” O apóstolo também escrevendo aos cristãos de Roma diz-nos assim: “A todos os que em Roma são amados de DEUS e chamados para serem salvos: a vocês, Graça e Paz da parte de DEUS nosso Pai e do Senhor JESUS CRISTO.” Romanos 1.7

Outros títulos usados pelo apóstolo na carta à igreja de Corinto: Paulo se identifica como “apóstolo de Cristo JESUS”. Ele quer dizer “aquele que foi enviado por Cristo JESUS”. E, ainda, fala de ‘igreja de DEUS’, aqueles que separados e chamados para fora a fim de levar a mensagem da Cruz a todas as pessoas.

CONTINUA

Pr.Ezequias Costa
Email: pr.ezequias@terra.com.br
Site: http://pastorezequias.com
Face: Ezequias Costa
Linkedin: Pastor Ezequias Costa

Anúncios
Os comentários estão desativados.
%d blogueiros gostam disto: