APÓSTOLO PEDRO NO DIA DE PENTECOSTES

Pentecostes4

O DISCURSO DE PEDRO NO DIA DE PENTECOSTES

Paulo Henrique de Oliveira Costa

Este discurso de Pedro no Dia de Pentecostes é o primeiro sermão de Atos a proclamar o evento de Cristo, mencionando seu ministério e morte, mas sendo sua preocupação principal demonstrar que Jesus Cristo é o Messias. Para atingir esse objetivo, o apóstolo Pedro coloca grande ênfase na ressurreição e na ascensão do Senhor Jesus. (Atos 2.22-24)

Como veremos, este sermão estabelece o padrão de grande parte da pregação registrada no livro de Atos. São seis elementos básicos: (1) A era do cumprimento das promessas do já chegou; (2) O cumprimento se fez na Pessoa e na obra de Jesus, especialmente em sua morte e ressurreição, sendo esta última a prova de que Ele é o Messias, o ungido de Deus; (3) Jesus Cristo foi exaltado; (4) O Espírito Santo na igreja é o sinal do poder atual de Cristo; (5) Jesus Cristo vai voltar e (6) Os ouvintes destas boas-novas precisam se arrepender e crer.

Características da Primeira Igreja (Atos 2.41-47)
Primeiramente, os crentes tomavam parte na doutrina dos apóstolos. O grego indica que davam atenção constante a um corpo específico de doutrinas. Em segundo lugar, tomavam parte na comunhão (no grego koinonia). Esse termo significa “compartilhar” ou “fazer com que compartilhem” alguma coisa ou alguém, e neste contexto devemos entender que o objeto direto compartilhado é Deus. Deus estava presente, e a comunidade toda compartilhava seu Espírito. A despeito de suas diferenças e dificuldades, este laço comum os mantinha unidos.

Em terceiro lugar, os crentes compartilhavam o partir do pão. Esta frase não nos compele a entender que fosse algo mais do que uma refeição comum. Todavia, à vista do artigo definido, “o pão”, pode ser que Lucas esteja falando de uma refeição especial (a Ceia do Senhor?).

Em quarto lugar, os crentes oravam. Um único verbo governa cada uma das atividades mencionadas neste versículo, de modo que os crentes davam “constante atenção” a todas elas, tanto quanto às orações. Orar fazia parte integral do grande esforço expansionista da igreja e, aos olhos de Lucas pelo menos, a vitalidade da igreja era a medida da realidade das orações do povo de Deus.

Caindo na graça de todo o povo: “simpática” (Atos 2.47)
A comunhão dos crentes era marcada pela alegria e pela singeleza de coração. E caracterizava-se também pelo fato de estarem sempre louvando a Deus. Esse padrão de comportamento tinha de impressionar o povo e, conseqüentemente, a igreja atraia a simpatia de todo o povo. Nessa atmosfera de aceitação e boa vontade, a igreja crescia.

O crescimento contínuo da igreja era devido em última instância ao Senhor. Havia muita atividade humana (essencial), mas acrescentava o Senhor, só o Senhor, os que iam sendo salvos. Texto Principal:
Atos 2.22-24

Homens de Israel, ouçam! Deus apoiou publicamente Jesus de Nazaré ao fazer espantosos milagres por meio dEle, como vocês bem sabem. Porém, seguindo seu plano já estabelecido, o mesmo Deus permitiu a vocês utilizarem o governo romano para pregar na cruz e depois assassinar Jesus. Então Deus livrou seu filho dos horrores da morte e O trouxe de volta à vida, pois a morte não podia segurar aquele Homem nas suas garras.

Atos 2.41-47
E aqueles que acreditaram na pregação de Pedro foram batizados – ao todo uns 3.000! E uniram-se aos outros crentes na freqüência regular às reuniões de ensino dos apóstolos, de Comunhão, e nas reuniões de oração. Em todos eles havia um profundo respeito, e os apóstolos faziam muitos milagres.

Todos os crentes se reuniam constantemente e repartiam tudo uns com os outros, vendendo suas propriedades e dividindo com os que tinham necessidade.
Regularmente eles adoravam juntos no templo todos os dias, reuniam-se em grupos pequenos nas casas para a Comunhão, e participavam das suas refeições com grande alegria e gratidão, louvando a Deus.

A cidade inteira tinha simpatia por eles, e cada dia o próprio Senhor acrescentava à igreja todos os que estavam sendo salvos.

Pastor Ezequias Costa
Email: pr.ezequias@terra.com.br
Site: http://pastorezequias.com
Face: Ezequias Costa
Linkedin: Pastor Ezequias Costa

Anúncios
Os comentários estão desativados.
%d blogueiros gostam disto: