UM VASO ESCOLHIDO PARA PROPAGAR O EVANGELHO

damasco 2damasco

Paulo Henrique de Oliveira Costa

Damasco, capital da Síria, conhecida como «Cidade do Jasmim», se não for a cidade mais antiga do mundo (6.300 a.C.), pelo menos merece o título de a cidade que mais persiste. Por isto foi considerada Patrimônio Mundial da UNESCO. A região era um oásis, banhado por um sistema de rios e canais, famosa pelos seus pomares e jardins. Desde tempos imemoriais, Damasco tem desempenhado papel importante como centro religioso e comercial. Era também centro natural de comunicações, ligando os países do Mediterrâneo ao leste. Partindo de Damasco, as estradas seguiam pelo deserto rumo à Assíria e Babilônia.
Saulo e a Estrada para Jesus – ATOS 9.1-31, 22.5-16 e 26.12-18
No capítulo 9 do LIVRO DE ATOS, o escritor (Lucas) passa a narrar o encontro de Saulo de Tarso com o Senhor Jesus, quando estava a caminho de Damasco, levando consigo cartas de recomendação dos principais de Jerusalém, para cooperação das sinagogas daquela cidade na perseguição e captura de alguns discípulos que haviam fugido para lá. Esses discípulos eram vistos como uma perigosa seita que havia se desgarrado do judaísmo tradicional por causa dos ensinamentos de Jesus de Nazaré, e foram denominados de «os seguidores do Caminho».

A mesma Bíblia nos apresenta diversas formas de identificar aqueles que estão seguindo «o Caminho» de Jesus: a igreja de Deus, os santificados, os chamados santos e aqueles que invocam o nome do Senhor Jesus Cristo (1 Coríntios 1.2).
CURIOSIDADE: Depois que os missionários ingleses apresentaram o evangelho para os índios norte-americanos, passaram a ser conhecidos como aqueles que pregavam sobre «a estrada de Jesus».
Eis-me aqui, Senhor! – ATOS 9.10-17 (Ananias), ISAÍAS 6.8

E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer. E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém. E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco. E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.

Ananias, discípulo piedoso que guardava a Lei e que dava bom testemunho (Atos 22.12) é chamado para interceder por Saulo de Tarso, o perseguidor dos cristãos que tivera um encontro pessoal com Cristo a caminho de Damasco.
PARA REFLETIR: Quando Deus nos chama, Ele espera de nós mais do que uma boa resposta. Ele requer atitude!
Este é para mim um vaso escolhido ATOS 9.15,16

E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o SENHOR Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. E recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado

Assim como existem vasos para diversas finalidades, Deus também fez os seres humanos para seus variados propósitos.
Graças à magnífica carreira completada pelo apóstolo Paulo que, de fato, anunciou o nome do Senhor Jesus diante dos gentios (não judeus), e dos reis e dos filhos de Israel (os judeus), o evangelho pôde alcançar até os confins da terra, tendo chegado até nós -10.637 Km de distância (São Paulo-Jerusalém).

Pr.Ezequias Costa
Email: pr.ezequias@terra.com.br
Site: http://pastorezequias.com
Face: Ezequias Costa
Linkedin: Pastor Ezequias Costa

Anúncios
Os comentários estão desativados.
%d blogueiros gostam disto: