VIVER DE MANEIRA DIGNA

É possivel mudarVivendo de maneira digna  (com coerência)

Paulo Henrique de Oliveira Costa

 Pela definição do dicionário, digno significa: merecedor; honrado; correto; ilustre; nobre. É também a qualidade daquele que corresponde ao mérito conferido; idôneo, coerente.

Na carta aos Colossenses, após uma breve saudação, o apóstolo Paulo apresenta seu desejo de duplo aspecto para o cristão: que ele conheça a vontade de Deus e que ele conheça o valor da pessoa e da obra de Jesus Cristo.
Este modo digno no proceder que Paulo nos ensina é uma forma de viver que atrai o respeito dos outros, pois demonstra coerência entre o falar e o agir, entre os ensinos de Cristo e a prática diária do cristão, entre a nossa pregação e ação.

 

sabedoria e entendimento espiritual

A busca por conhecimento e sabedoria jamais pode estar separada da busca de Deus (Provérbios 9.10).

Pensadores já criticaram a religião como sendo um conjunto de fábulas ilusórias nascidas do medo da morte, da superstição e das paixões humanas (medo e esperança), por causa da falta de confiança dos seres humanos em si mesmos e no conhecimento racional (razão). Enquanto que a Bíblia nos revela que a vida eterna consiste em conhecer a Deus (João 17.3).

 

Frutificando, crescendo e sendo fortalecidos

Obedecer a Deus é fazer o que lhe agrada (I João 3.21-22).

Nós damos tanta ênfase ao fato de que as obras de maneira nenhuma contribuem para a nossa salvação que temos a tendência de desprezar o fato de que somos salvos para fazer boas obras (Efésios 2.10). Paulo declara que a força pertence à glória de Deus. Necessitamos ser guardados pelos braços eternos e robustecidos na força (dunamis) do seu poder (kratos). Este impulso que nos leva a fazer as coisas, através do Espírito Santo, também nos faz entrar e nos torna capazes de conhecer as riquezas da glória de Deus.

 

Perseverança, paciência, alegria e gratidão

Escrevendo para corrigir as idéias falsas que estavam devastando as Igrejas de Colossos, o apóstolo combate a falsa ética mostrando que a verdadeira santificação vem por andarmos com Cristo e por nossa completa identificação com Ele. Não devemos matar nossos corpos físicos, mas em lugar disso, matar os desejos e ações da nossa velha natureza, substituindo-os pelo desenvolvimento das virtudes cristãs: Perseverança (prosseguir para o alvo), Paciência (na tribulação e à espera da volta de Cristo), Alegria (sentimento espiritual, entusiasmo, graça de Deus) e Gratidão.

pr.Ezequias Costa

email: pr.ezequias@terra.com.br:

site: http://pastorezequias.com

face: Ezequias Costa

Linkedin: Pastor Ezequias Costa

Anúncios
Os comentários estão desativados.
%d blogueiros gostam disto: